Antes de mais nada, é muito importante deixar claro que estratégia não é uma receita de bolo que basta seguir para chegar a um resultado final, aliás a única semelhança é ter um objetivo final.
Estratégia, entre outras definições, é criar um planejamento inteligente, ponderando entre as suas expectativas e uma analise realista das circunstâncias, em outras palavras, criar uma linha guia que te leve a um objetivo de maneira mais eficiente.
O marketing podemos resumir e dizer que é saber vender o seu peixe. Claro que isso é uma simplificação grosseira, saber vender seu peixe é algo que pode se tornar bem mais complexo quando entramos a fundo.
Este artigo não tem como objetivo te dar uma receita de bolo ou te revelar os segredos ocultos do sucesso na internet, mas sim, dar dicas de como criar suas estratégias utilizando ferramentas básicas que te entregam informações preciosas para você poder vender seu peixe de maneira mais eficiente.
Informação
O pilar central que rege as estratégias na internet é a informação, não à toa, é um dos produtos mais valioso que existe hoje no mundo, basta você pensar, por exemplo, como o Facebook e Google que fornecem a maioria dos seus serviços gratuitamente, são algumas das empresas mais lucrativas que existem.
Certamente você já ouviu a frase – não existe almoço grátis – pois bem, tenho certeza que a maioria dos aplicativos do seu celular são gratuitos, correto? O que acontece, é que ao utilizar esses aplicativos você concorda em fornecer informações para essas empresas, que utilizam essas informações para fazer anúncios direcionados e com controle de mostrar algo relevante que realmente possa te interessar e é vendendo esses anúncios que essas empresas geram boa parte de seus rendimentos.
Estamos em um momento de adaptação, onde as legislações estão evoluindo para regulamentar a forma como as empresas utilizam os dados obtidos. Sempre que ouvimos algo sobre cookies, atualização dos termos de política de privacidade e afins, trata-se justamente de um reflexo desse momento.
Mas para nós, dentro dos limites da ética e do bom senso, podemos obter informações utilizando ferramentas que nos ajudam a elaborar estratégias para alcançar nosso público, vender nosso peixe e agora falaremos um pouco sobre elas.
Google Search Console
O Google é o maior indexador de conteúdo da internet hoje em dia. Você não precisa fazer muita coisa para ter seu site presente nos resultados de busca, basta ter um site minimamente configurado e sem restrições para que ele apareça por lá, porém para obter informações de impressões, acessos e desempenho, se faz necessário a utilização da ferramenta Google Search Console. Com essas informações você pode melhorar o posicionamento e a relevância que o Google dá para seu site nos resultados da busca.
Basta acessar https://search.google.com e seguir as orientações e você configura a ferramenta para o seu site.
Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta poderosa, serve para você obter informações do público do seu site, oferece dados demográficos, engajamento de cada página, tempo de permanência, entre várias outras informações essenciais para você melhorar a relevância do seu site na internet.
Basta acessar: https://analytics.google.com e seguir as orientações.
Redes sociais
As redes sociais são as ferramentas mais importantes para alcançar seu público, elas permitem criar um contato mais direto e humanizado (o que é essencial hoje em dia independente do tamanho do seu negócio). A maioria oferece opções voltadas para empresas com dados e estáticas que te permitem entender melhor seu público.
As principais características das redes sociais é o contato e a interação. Utilizar o WhatsApp por exemplo, amplifica e agiliza a forma com que você se comunica, enquanto um perfil no twitter permite uma maior interação. Entendendo as características particulares de cada rede e com acesso as informações que elas fornecem, você tem em mãos ferramentas poderosas para traçar suas estratégias e alcançar seus objetivos.
Conclusão
Por fim, é sempre bom lembrar que mesmo com um objetivo definido, sempre vai haver um fator de subjetividade e que ao longo do percurso as circunstâncias tendem a se modificar, se tornam diferentes de como nós as imaginávamos, por isso é que não devemos esperar por receitas ou formulas que sejam 100% eficazes para se alcançar um objetivo. Persistência, resiliência e tentar coisas novas, talvez sejam as únicas dicas realmente honestas para quem busca um bom resultado naquilo que se propõe.
Espero que tenham gostado do artigo e que ele tenha sido útil de alguma forma. Até a próxima pessoal!